SP Concursos e Estudos Dicas de Estudo 7 maneiras de se tornar menos preocupado com seus estudos

7 maneiras de se tornar menos preocupado com seus estudos


“E se eu falhar no exame?”

“Tomara que eu não tenha uma nota ruim.”

“Meus colegas estudantes são melhores do que eu?”

“O que meu futuro empregador vai pensar?”

“Eu ainda consigo um emprego?”

“Talvez eu não consiga terminar meus estudos.”

Preocupe-se com a preocupação. Eles te acompanham quase todos os dias. Semana após semana. Todo semestre de novo. Presos ao seu lado, eles assombram sua cabeça. Às vezes, eles apenas criam um ruído fraco que você dificilmente percebe na vida cotidiana. Mas de vez em quando eles gritam tão alto que você os deixa pegá-lo desprevenido e perder sua coragem.

você está familiarizado com isto? Não importa, porque é assim que muitos alunos sentem.

Hoje estamos fazendo algo a respeito.

Então você pode se preocupar menos com seus estudos

A preocupação é parte integrante de qualquer grau. Você não sabia Isso é normal porque ninguém lhe dirá – mas você notará depois de um curto período de tempo. O motivo: a maioria dos cursos está sobrecarregada de cursos e exames. Tudo o que apenas se encaixa no currículo é espremido no semestre. Ao mesmo tempo, a pressão sobre os itens de teste é aumentada. Duração dos estudos e média de notas sobre tudo. Afinal, o currículo tem que caber.

O terreno fértil perfeito para dúvidas e preocupações. Este emparelhamento pode atrasá-lo, bloqueá-lo e destruir seus sonhos de uma formatura de sucesso. Mas hoje estamos atacando essa erva daninha emocional. Reuni sete estratégias simples para ajudá-lo a se preocupar menos com seus estudos.

Vamos começar.

1. Dê um nome às suas preocupações!

A maioria das preocupações e medos são reações espontâneas. Pensamentos indistintos que piscam brevemente e espalham mau humor. Você se sente mal e deprimido, mas não sabe por quê. Sim, você se preocupa – mas o que exatamente? O primeiro passo para lidar com suas preocupações é identificá-las. Somente quando você souber com quais bloqueios mentais está lidando, poderá enfrentá-los e, por fim, eliminá-los.

Na próxima vez que você se preocupar consigo mesmo e a carga sobre seus ombros ficar muito grande, pergunte-se: o que está me incomodando? Estou com medo de quê? O que é isso exatamente? Desenhe uma imagem precisa e detalhada de suas preocupações. Não fique satisfeito com “Estou preocupado com o exame”, mas tente se aprofundar: qual exame? Por quê você se importa Qual resultado possível está causando o medo? E porque? Vá ao fundo de suas preocupações e deixe-as claras para você.

2. Experimente as estatísticas!

Agora que você conhece melhor suas preocupações e sabe com quais monstrinhos está lidando, você deve ter notado uma coisa: quanto mais intensamente você olha para eles, mais fortes eles parecem. Mas apenas por um momento. Com um pouco de distância, eles parecem cada vez mais irrealistas – e são. Para provar isso, muitas vezes basta olhar as estatísticas. Pergunte a si mesmo: Até que ponto é realista que minhas preocupações realmente se tornem realidade? Não é muito mais provável que algo mais aconteça?

O quão realista é que você NÃO vai conseguir o emprego dos seus sonhos por causa de uma nota ruim ? Ou: Qual é a probabilidade de você realmente NÃO passar no exame decisivo? Aqui está um exemplo: Mesmo com um exame com uma taxa de reprovação de 50%, suas chances de aprovação são melhores do que os 50% restantes. Por quê? Porque é preciso levar em consideração os candidatos menos talentosos que você e os que aprenderam pouco ou nada aprenderam (mas ainda assim são aprovados). Portanto, estatisticamente falando, suas chances são bem superiores a 50 por cento (se você se preparar bem e estudar muito).

3. Desenhe o pior cenário possível!

O que à primeira vista parece uma grande contradição é uma grande ajuda contra o estresse e os sentimentos opressores: por um momento, concentre-se em suas preocupações e pense no pior que pode acontecer. Entre nas suas preocupações, exagere e defina o seu pesadelo pessoal. Seja completamente pessimista e pinte o pior cenário possível .

O incrível é: depois disso, você passará quase automaticamente a pensar em soluções e a descobrir etapas simples que pode seguir no pior dos casos. No final, você verá que sua situação não é tão ruim – embora esteja presumindo o pior caso. Também deixa claro para você novamente que seus medos são na realidade irreais e (quase) sempre puxados pelos cabelos.

4. Deixe claro o preço que você tem que pagar!

A preocupação não é particularmente útil quando se trata de trabalho concentrado e padrões de pensamento construtivos . As preocupações o impedem de agrupar sua energia espiritual e se concentrar na resolução significativa de problemas. Essas pequenas interferências o distraem e manipulam sua atitude interior. E é exatamente disso que você deve estar ciente quando se surpreender.

Assim que você começar a ponderar e seus pensamentos se tornarem negativos, você deve considerar as desvantagens desse processo. Perceba que suas preocupações não o levarão a lugar nenhum e o que elas podem fazer por você. Não dê a eles um alvo. Esteja ciente deles, mas interrompa-os. Reserve um momento para se distrair e depois continue como de costume. Ou você está pronto para pagar o preço de se preocupar com a vida? Na verdade não, certo?

5. Mantenha um diário!

A maioria das preocupações perde seu efeito destrutivo se você anotá-las – de preferência diariamente. Isso parece completamente banal no início, mas funciona perfeitamente. Um pequeno diário pode ajudá-lo a deixar suas preocupações para trás e desenvolver padrões de pensamento positivos. No entanto, como acontece com a abordagem clássica, você não deve apenas resumir seus pensamentos até que tenha uma coleção de sentimentos e experiências selvagens à sua frente.

Não, você cria um diário de preocupação e combina tudo isso com uma abordagem de diário moderna baseada nos dois princípios básicos “análise crítica do dia anterior” e “motivação para o novo dia”. Desta forma, você pode criar um clima positivo todos os dias e trazer um novo impulso para sua vida de estudante. Na primeira etapa, você formula suas preocupações e descreve em detalhes o que o está incomodando. Então você cria um espírito de otimismo. Basta responder por escrito às cinco perguntas seguintes: “Como foi hoje?”, “O que foi bom?”, “O que posso fazer melhor?”, “O que sou grato?” “

6. Troque ideias com outras pessoas!

Muitos alunos pensam que estão sozinhos com suas preocupações. Eles se sentem rejeitados e sem valor porque pensam que são maus. Eles acham que seus colegas estão se saindo melhor , mas isso é errado 99% das vezes. Quase todos os seus colegas estudantes lutam com medos futuros semelhantes e preocupações existenciais. Eles são tão inseguros quanto você. Eles simplesmente não mostram nada.

A maioria dos alunos não fala nada sobre suas preocupações, mas isso não os leva mais longe. Pelo contrário, porque desta forma cada um tem que lidar com o seu próprio conjunto de preocupações. Seria muito mais fácil para todos os envolvidos se as preocupações fossem abordadas no grupo. Esta é a única maneira de ajudar e encorajar uns aos outros . É por isso que sugiro um pequeno experimento: confie em um de seus colegas estudantes mais próximos e expresse abertamente uma de suas maiores preocupações. Fale sobre o que está incomodando você e por quê. Em seguida, peça uma avaliação honesta. Você ficará surpreso com a resposta que obterá e como a reação será positiva.

7. Segure-se contra isso!

Existem preocupações que são particularmente persistentes. Não importa o quão reflexivo você seja – esses pequenos animais estão voltando. O que então ajuda é uma contraestratégia consistente que reverta sua visão negativa e mina suas preocupações. Na próxima vez que você ficar confuso, basta virar o jogo. É assim que funciona: pense concretamente por que suas preocupações são irracionais e por que você administrará sua tarefa.

Não pense no que pode dar errado, mas coloque seus próprios pontos fortes em primeiro plano. Pegue algo sobre o que escrever e escreva três razões específicas pelas quais você terá sucesso . Anote seus pontos fortes que o ajudarão a vencer no final. Dessa forma, você vê sua situação de forma muito mais positiva e fica ciente do que pode fazer. Você desenvolve uma autoimagem otimista e pode deixar suas preocupações para trás.

Conclusão

Tudo bem se você estiver preocupado com seus estudos. Cada aluno carrega consigo preocupações e medos. Mas, a longo prazo, esses estresses mentais podem afetar negativamente sua qualidade de vida e arruinar seus estudos – e você deve evitar isso.

Não engolindo suas preocupações e ignorando-as, mas lidando com elas e tentando contra-estratégias. Você não precisa frequentar cursos de psicologia ou reservar seminários caros para fazer isso. Muitas vezes, é o suficiente se você lidar abertamente com suas preocupações e vê-las de maneira racional. Mostrei como isso pode funcionar neste artigo.

Não se esqueça: você não está sozinho com suas preocupações. Converse com seus colegas estudantes, seu parceiro ou sua família sobre o que está incomodando você. Além disso, existem várias instituições em sua universidade que podem apoiá-lo se a pressão ficar muito grande. Para eles, é a coisa mais normal do mundo falar sobre preocupações durante os estudos – por isso não hesite.

Más notícias e boas notícias no final. Primeiro, o ruim: você terá preocupações por toda a vida. Sempre haverá algo que o incomoda e, ocasionalmente, lhe roube o sono. Pelo menos as pessoas estão constantemente despreocupadas.

A boa notícia, porém, é que você não está à mercê de suas preocupações. Depois de encontrar uma cura para eles, você poderá usá-lo novamente e novamente. E se não, encontre uma nova estratégia que funcione. Qualquer preocupação pode ser resolvida. Mesmo que não pareça à primeira vista.

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