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Como evitar a pressão durante os estudos?


Na semana passada, uma estudante me ligou e abriu seu coração. Vamos chamá-la de Steffi. E uma coisa adiantada: Steffi é um verdadeiro mestre em se colocar sob pressão . Mas um após o outro. Steffi relatou que estava presa nos estudos e não sabia o que fazer a seguir. Sete exames – só neste semestre. Além disso, há dois exames que ela empurrou. Há também um trabalho doméstico à sua espera e o emprego de meio período para financiar seu apartamento também custa muito tempo. Steffi queria saber como ela deveria fazer isso.

“Por que você quer fazer um total de nove exames em um semestre?”, Perguntei de volta. “A fim de permanecer dentro do período padrão de estudo,” obtive a resposta. “E as notas também têm que estar certas para que eu possa manter meu corte e escrever uma tese de doutorado mais tarde.”

Sim moin. Basicamente, não tenho nada contra metas altas – então sugeri distribuir a carga de trabalho por vários semestres, estudando um módulo após o outro e combinando um plano de curso individual com seu serviço de orientação estudantil. Você pode organizar a fase de exame de trás para frente com meu método de planejamento de aprendizagem e também completar as unidades de aprendizagem em estágios. Elaborei meu repertório padrão, que funciona (senti) 99 por cento do tempo e contém pelo menos um impulso que garante efeitos positivos duradouros.

“Como se eu fosse estúpido.”

Opa. Eu disse algo errado? Quando ela se acalmou, perguntei o que estava acontecendo. Ela explodiu: “Em princípio, eu sei o que fazer. Mas eu não posso fazer isso. Eu não consigo me levantar. Não posso seguir meu plano. Cada vez que decido aprender um pouco, vejo o quanto ainda está pela frente e penso comigo mesmo ‘Não posso fazer isso de qualquer maneira’. E, novamente, não faço nada o dia todo. Como se eu fosse estúpido Você não pode imaginar como é isso. “

Sim eu posso.

Os problemas que Steffi relata carregam muitos alunos. Eles pesam muito sobre os ombros. Mas esses problemas não vêm do estudo; eles são caseiros. São as suas próprias expectativas em relação a si próprios. Estes alunos se colocam sob tal pressão enquanto estudam que todo o seu organismo entra em greve. Eles pedem o impossível de si mesmos e, diante desse obstáculo intransponível, perdem a coragem.

Em vez de trabalhar um pouquinho em seus objetivos , eles não fazem nada e adiam unidades de aprendizagem importantes. Eles atrapalham seu trabalho. Mas isso só piora: com o tempo, o bloqueio aumenta e se torna cada vez mais ameaçador. Em algum momento, esses alunos não conseguem mais ver uma saída, mudar de curso ou encerrar prematuramente suas carreiras universitárias. Mesmo que tenham um potencial muito, muito maior.

Pressão positiva vs. pressão negativa

Vou te contar em um momento como ajudei Steffi. Talvez essas abordagens funcionem para você também, se você se encontra sob muita pressão enquanto estuda. Antes, porém, precisamos estar cientes de por que tanta pressão é ruim e como esse mecanismo destrutivo se aloja em sua mente. Vou ser breve – eu prometo.

Existe uma teoria de que a pressão pode aparecer de forma negativa (estresse) e de forma positiva (eustresse). Timothy Ferriss está escrevendo sobre isso, se você quiser ler. Em qualquer caso, o estresse é a forma mais familiar e faz você se sentir mal. Você usa mais energia do que o normal, está irritado e não gosta do seu trabalho. O estresse persistente enfraquece o sistema imunológico e o deixa doente. Quanto maior o estresse, mais graves são os efeitos.

Eustress, por outro lado, lhe dá asas. Essa forma de pressão o impulsiona e garante que você supere a si mesmo. Graças à pressão positiva, podemos ficar focados por horas , dormir pouco e ficar completamente absorvidos em uma coisa. Mas, com o tempo, o estresse também pode se transformar em estresse. Como regra, essa reviravolta ocorre quando suas próprias expectativas são muito altas.

Como os alunos se colocam sob pressão enquanto estudam

Muitos alunos estabelecem objetivos elevados . Como eu disse: sou amigo de metas ambiciosas – mas uma meta em si não vale nada. Depende da implementação. Se você planeja passar no próximo exame com um 1.0, essa é uma boa meta. Mas como você vai conseguir isso? Se você não pensa em como implementá-lo e não apresenta um plano, seu objetivo nada mais é do que grandes expectativas. Uma grande expectativa que assombra sua cabeça o dia todo e rouba seus últimos nervos.

Existem outros exemplos deste tipo:

  • “Eu tenho que passar no meu próximo exame.”
  • “Eu tenho que tirar uma nota muito boa para minha tese.”
  • “Eu tenho que estudar no período padrão de estudo.”
  • “Eu tenho que passar em todos os exames neste semestre.”
  • “Eu absolutamente tenho que fazer um semestre no exterior.”

Todos esses podem ser objetivos sensatos – se forem viáveis. Sem um plano inteligente e execução determinada, esses esforços são inúteis. Pior ainda, você está até mesmo prejudicando a si mesmo com esses objetivos porque está apenas criando pressão negativa sobre eles. E este vai te bloquear e matar sua motivação.

Mas não se preocupe: existem algumas medidas para reduzir a pressão que posso recomendar a você com a consciência limpa.

Como você pode se colocar sob menos pressão – 4 dicas realistas

Existem várias maneiras de lidar com a pressão. Depende sobretudo da sua personalidade e da situação atual em que se encontra. Mas também há um punhado de estratégias universais que sempre funcionam. Aqui estão quatro dicas realistas que podem ajudar a reduzir a pressão sobre você durante o estudo :

Dica 1: leve o lixo para fora!

Expectativas exageradas (e, portanto, pressão negativa) surgem em sua cabeça. Muitas vezes, um pensamento destrutivo é suficiente para desencadear uma reação em cadeia momentosa em você. Por exemplo, se você quiser começar a se preparar para os exames de uma palestra exigente, a primeira impressão geralmente é: “Merda, isso é muito!”

Dessa declaração de objetivo, um fogo de artifício de pessimismo pode surgir em uma fração de segundo: “Mas isso é muito. Há tempo suficiente para isso? É complicado também. Eu ao menos entendo? Como vou fazer isso? Eu não posso fazer isso de jeito nenhum. Eu sou estúpido. Os outros são muito mais espertos do que eu. Eu não posso fazer nada disso. “

Um pensamento negativo leva ao próximo e um inventário honesto (“Mas isso é muito!”) Se transforma em uma triste resignação (“Não posso fazer tudo isso.”).

Se você se encontrar preso a um padrão de pensamento tão destrutivo, pode ajudar a anotar esses pensamentos. Ao colocar seus pensamentos no papel, você os tira da cabeça. Não importa o quão confuso você esteja – apenas deixe tudo sair. Especialmente as correntes negativas que o fazem se sentir culpado ou com medo. Você não precisa desse lixo. Coloque-o na frente da porta para que possa ser descartado.

Dica 2: divida seus objetivos!

No início falamos sobre metas. Você certamente se lembrará: as metas só podem ser usadas para algo se você puder implementá-las; caso contrário, eles alimentam expectativas irrealistas e podem ser deprimentes. Um meio experimentado e testado de contornar esse mecanismo desfavorável é dividir grandes objetivos em pequenas subetapas. Dessa forma, seus objetivos se tornarão mais tangíveis e mais fáceis de serem alcançados.

Um exemplo: suponha que você queira passar no próximo exame com uma nota muito boa. Seu objetivo geral neste caso poderia ser:

  • Passe na “Introdução ao que quer que seja” com uma nota de 1,3.

Até agora tudo bem. No entanto, você não deve se ater a esse objetivo. É muito mais inteligente dividir essa meta em pequenas metas intermediárias e atribuir a elas ações específicas que você pode realizar facilmente. Como isso:

  • Objetivo intermediário 1: Ver os materiais de aula
  • Objetivo intermediário 2: Ler as notas da aula
  • Objetivo intermediário 3: Resumir as notas de aula
  • Objetivo intermediário 4: trabalhar em exercícios para o capítulo 1
  • E assim por diante

Assim, você determina pequenos marcos no caminho para seu grande objetivo. Tudo o que você precisa fazer agora é lidar mentalmente com a próxima, pequena meta intermediária, e poderá avançar passo a passo. Seu grande objetivo agora será capaz de colocá-lo sob muito menos pressão, porque ele age apenas em segundo plano. Em primeiro lugar, estão os objetivos intermediários. Se você então fornecer prazos específicos e revisar regularmente seu planejamento, também garantirá uma autogestão profissional que o orientará em cada preparação para o exame de maneira descontraída.

Dica 3: crie uma programação!

Falando em prazos: o estresse ou a pressão negativa muitas vezes só surgem porque as tarefas são mal planejadas ou não são planejadas. A incerteza é o maior problema aqui: porque você não sabe quando cuidar do quê, você sempre tem a sensação de que tem que pensar em tudo. Você nunca pode desligar, mas também deixa de se concentrar em uma coisa importante. Sua mente está dispersa e vagando descontroladamente.

Uma programação pode ajudá-lo com esse problema. Primeiro, reúna todas as tarefas e pendências importantes em uma lista. Além disso, pegue seus objetivos intermediários da dica anterior e atribua uma data específica para cada ponto. Avalie também a duração de cada tarefa – de forma realista! Por exemplo, se você se preparar para a próxima segunda-feira para repetir três capítulos da palestra, ler um livro, estudar sete estudos de caso e escrever 25 páginas de seu curso, sua programação é tudo – simplesmente impraticável.

Isso nos traz outra vantagem dessa estratégia de planejamento: expectativas excessivas e metas irrealistas tornam-se claramente visíveis. E de acordo com padrões objetivos. Seu tempo disponível não é negociável. Você pode trabalhar no gerenciamento do seu tempo (por exemplo, com a próxima dica de leitura), mas se perceber durante o planejamento que na verdade não pode atingir uma meta previamente definida, é seu dever como pessoa inteligente desistir dessa meta. Ou correto.

Dica 4: defina UM objetivo diário realista!

Metas intermediárias e planejamento de tempo garantem que você se coloque sob menos pressão no longo prazo – mas você também precisa de uma estratégia para seus desafios diários. O que eu particularmente gosto de recomendar aos alunos estressados ​​é estabelecer uma chamada “meta diária”. Com este conceito, você define uma tarefa diária que você definitivamente pode fazer. Não dez tarefas, não duas – na verdade, apenas uma. E nem precisa ser muito extenso.

“Mas se eu trabalhar apenas em uma tarefa da minha lista de tarefas todos os dias, nunca alcançarei meus objetivos!”

Vá com calma, deixe-me explicar: seu objetivo para o dia não é “apenas” cuidar desse objetivo. Em vez disso, é um ponto fixo que deve lhe dar suporte. Sua meta diária é o mínimo que você pode alcançar. Por exemplo:

  • Leia 10 páginas
  • Aprenda 5 vocabulário
  • Combine 2 slides
  • Escreva 1 página
  • E assim por diante

Sim, podem ser pequenos passos, mas se você fizer pelo menos um deles todos os dias, irá consistentemente avançar um pouco mais. Você não para, você cria uma dinâmica produtiva. Com cada pequeno sucesso, sua motivação aumentará. É muito provável que você não pare depois de atingir sua meta diária, mas se ocupe da próxima meta intermediária. Desta forma, você entra em um fluxo completamente natural sem ter que se colocar sob pressão enquanto aprende. Você só precisa atingir sua meta diária.

Conclusão

Aprender sob pressão pode funcionar. Muitos alunos até mesmo precisam de estresse para seguir em frente e apresentar um desempenho superior. No entanto, se você se colocar sob muita pressão, corre o risco de uma condição de bloqueio perigosa. Em algum momento, sua mente irá atacar – e então você se verá na mesma situação que Steffi.

Para evitar que isso aconteça, recomendo as quatro estratégias deste artigo como uma medida aguda ou como um tratamento preventivo. Aqui está uma visão geral rápida para que você nunca mais se esqueça:

  • Leve o seu lixo para fora – e torne visíveis os padrões de pensamento destrutivos!
  • Divida seus grandes objetivos – e defina pequenos passos intermediários!
  • Crie um cronograma – e corrija expectativas irrealistas!
  • Defina uma meta diária – e estimule uma dinâmica produtiva!

Uma última coisa: não se convença de que você é estúpido só porque algo não funciona da maneira que você esperava. Em primeiro lugar, não é verdade e, em segundo lugar, não vale a pena tornar-se mau. Se um determinado caminho não o conduziu ao seu objetivo, você apenas procura outro. Perdoe-se por possíveis erros, marque-os e recomece imediatamente. Prove a si mesmo que você pode fazer melhor. Passo a passo – como na dica 4.

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