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Como se manter concentrado enquanto estuda?


Com que frequência você encontra sua mente divagando enquanto estuda?

Aposto: frequentemente. Provavelmente já aconteceu com você com tanta frequência que você não consegue mais contar (se você for como 98% de todas as outras pessoas). Você acabou de passar pelo slide 21 da sua palestra, mas de repente pensa em como seria liderar a fortuna da República Federal ou do seu clube esportivo favorito.

Da mesma forma, as informações atuais podem desencadear velhas memórias em você. Em vez de se concentrar em seu livro, seus pensamentos vagam e segundos depois o último aniversário de sua avó passa pela sua mente ou você revê uma conversa há muito esquecida com um amigo.

Esse fenômeno é conhecido como mente vagando na literatura neurocientífica . Neste artigo, vou mostrar do que se trata, como surge a divagação da mente e o que você pode fazer a respeito.

O que é Mind Wandering?

Mind Wandering descreve o estado básico de nosso cérebro e representa uma mente que vagueia de um estímulo para o próximo. De acordo com estudos atuais , o estado básico do nosso cérebro não é o de concentração – mas o de distração. Nossos pensamentos podem ser parcialmente controlados, mas se não tomarmos cuidado por um momento, nossas mentes girarão. Este estado, então, garante que nossa atenção seja distraída e não estejamos mais totalmente focados.

A divagação da mente dispersa nossa concentração e seguimos um novo impulso. Se, por exemplo, estamos atualmente trabalhando em uma tarefa importante, mas nosso cérebro identifica novas informações “interessantes”, as capacidades mentais são disponibilizadas para realizá-las. Em vez de concentração concentrada, nossos pensamentos vagam automaticamente.

Estamos naturalmente em um estado de atenção dividida em que nossas mentes vão e voltam entre coisas diferentes. O pensamento focado e o trabalho concentrado são dificilmente possíveis. Ou porque não podemos criar um foco claro ou porque caímos em longos devaneios.

Mas como isso acontece?

Causas da mente errante

Esta configuração padrão de nosso aparelho de pensamento é evolucionária. Nossos primeiros ancestrais humanos tiveram que constantemente olhar para o perigo ou presas na selva. Cada estímulo, cada nova informação poderia fazer a diferença entre a vida e a morte e, portanto, deveria ser absorvido imediatamente. Esses dias selvagens já se foram, mas a função de busca automática do nosso cérebro permaneceu.

E assim nossa mente examina diligentemente o ambiente em busca de novas influências, enquanto tentamos desesperadamente nos concentrar em nossas tarefas mais importantes. Mas assim que nossa atividade atual não é mais interessante o suficiente ou novas informações se aproximam de nós de fora, nosso cérebro interrompe sua atividade atual e vagueia.

Neste artigo , o neurocientista Thomas Metzinger estima que os humanos modernos ficam nesse estado impressionante por cerca de dois terços do dia. Dois. Um terço. De. Dia. Mind Wandering salta para a posição de topo dos maiores assassinos de tempo em nossa sociedade da informação, porque: Sem foco, é impossível uma forma eficiente de trabalhar.

Agora vamos ver a que a divagação da mente pode levar.

Contras de Mind Wandering

Vagabundear a mente tem algumas desvantagens sérias. Isso pode arruinar sua produtividade e afetar seriamente a qualidade do seu trabalho. Estas são as cinco principais desvantagens:

  • Ao divagar sua mente, você perde a concentração e só encontra o caminho de volta à sua tarefa com grande esforço.
  • O Mind Wandering entra em ação sem aviso prévio e invade seu fluxo de trabalho quase automaticamente.
  • Muito poucas pessoas estão imunes à divagação mental. Pode atacar independentemente da hora ou local.
  • A divagação da mente pode levar a uma percepção distorcida da realidade.
  • Longos períodos de divagação mental podem destruir sua motivação.

Além dessas desvantagens tangíveis, a divagação mental também rouba muito do seu tempo. Primeiro, vagar e sonhar acordado leva muito tempo, segundo, o tempo é perdido voltando à sua tarefa real e, terceiro, leva alguns minutos antes que você possa continuar a trabalhar produtivamente.

Em suma, essa condição é muito improdutiva. Felizmente, existem algumas contramedidas poderosas que você pode tomar para reduzir ou até mesmo evitar a divagação mental.

Isso ajuda a evitar divagações mentais

As dicas a seguir podem ajudá-lo a interromper a divagação mental a qualquer momento e retornar a atividades mais produtivas. Agora vou mostrar como você pode manter o foco no longo prazo .

Dica # 1: aceite sua mente errante!

Na primeira etapa, você deve aceitar o estado de divagação da mente e deixar claro para si mesmo que a natureza assim o deseja. Não é necessariamente por causa de sua atitude ou personalidade que você costuma se distrair. Como mencionado no início, uma mente dispersa é o estado básico do cérebro humano. Assim que você chegar a um acordo e aceitar essa “suscetibilidade ao fracasso”, poderá usar contramedidas direcionadas.

Dica # 2: tenha um objetivo claro e motivador!

Você se lembra por que seu cérebro varre automaticamente a área e procura por novos estímulos? Certo, para ter certeza de que você não perderá nada importante e se colocar em perigo. Por outro lado, isso significa que se você deixar claro para seu centro de controle que sua tarefa atual é extremamente importante para você, ela classificará a grande maioria dos estímulos ambientais como menos interessantes. Para fazer isso, no entanto, você precisa de uma meta motivadora com a qual possa alinhar suas ações. 

Dica nº 3: instale lembretes automáticos!

Se a divagação da mente o surpreender e dispersar seus pensamentos, você deve tentar encontrar rapidamente o caminho de volta à sua tarefa atual. Além disso, é útil incorporar verificações regulares em seus processos de trabalho para trazer de volta sua mente errante. Uma mensagem push – por exemplo, via Outlook ou smartphone – a cada 30 minutos com a pergunta “Você ainda está fazendo a coisa certa?” Pode ser suficiente para interromper processos de pensamento improdutivos .

Dica 4: use um escudo mental!

Quando começar a sentir que sua mente está se afastando, você precisa reagir rapidamente para se defender do ataque ao seu foco. Um escudo protetor mental pode ajudá-lo com isso: para fazer isso, você cria um pensamento motivador que o protege de vagar em um momento de fraqueza. Neste contexto, a chamada “blindagem de proteção de um segundo” também é usada. O “um segundo” deve deixar claro que o pensamento deve estar rapidamente à mão. Você não tem tempo para discussões longas e factuais – você tem que reagir imediatamente. Um pensamento curto e simples funciona melhor. 

Dica # 5: Faça pausas e conscientemente deixe seus pensamentos livres!

Quanto mais você se concentra em seus objetivos, mais forte é seu impulso interior de ceder ao mecanismo de divagação da mente. Nossos cérebros são programados dessa forma – não há nada que possamos fazer a respeito. Na melhor das hipóteses, todas as dicas e estratégias podem ajudar a adiar esse estado de coisas ou interrompê-lo o mais rápido possível. Por esse motivo, é sensato ter a mente divagando de vez em quando e deixar seus pensamentos se soltarem. Portanto, faça pausas regulares e permita-se vagar mentalmente durante essas fases. Deixe sua mente vagar e explorar os arredores. Sonhe um pouco – e depois volte para continuar trabalhando.

Conclusão

Falando objetivamente, a divagação mental é uma função útil do cérebro humano. Em retrospecto histórico, essa condição pode ter sido vital, mas na era da informação do século 21, somos sabotados por nossas mentes dispersas. A divagação mental pode corroer nossa produtividade e desperdiçar horas valiosas.

Por esse motivo, você deve se familiarizar com os mecanismos de divagação da mente e usar contra-estratégias apropriadas. Neste artigo, mostrei como proceder: em primeiro lugar, você deve aceitar sua mente errante como tal. Depois disso, é útil formular uma meta clara e motivadora. Lembretes automáticos e um escudo protetor mental podem garantir que a divagação da mente possa ser interrompida rapidamente e devolvida a um estado concentrado.

No final das contas, entretanto, você não deve bloquear completamente seus pensamentos. Em primeiro lugar, você não será capaz de fazer isso permanentemente e, em segundo lugar, é muito mais inteligente, mais relaxado e também mais divertido ceder à vontade de se distrair de vez em quando. Apenas certifique-se de não se perder e de se concentrar no trabalho novamente após a excursão de caminhada mental.

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