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Estudar ou descansar? O que fazer agora?


Quase todas as vezes que me preparava para os exames, pensava em uma citação familiar de Winston Churchill. Não importava se eu estava estudando para o próximo exame, uma apresentação ou para o meu exame de doutorado. A referida citação diz:

Se você está atravessando o inferno, continue.

O que o inglês rabugento estava tentando nos dizer é claro: se você está passando por um momento difícil, não se demore muito. Não pense nessas circunstâncias, mas trabalhe para seguir em frente novamente. Continue se movendo e certifique-se de deixar a situação para trás rapidamente. Olhos fechados e vá em frente.

A maioria dos alunos age da mesma maneira quando se trata de seu passatempo favorito: estudar. Especialmente quando estão com pressa e seus exames estão cada vez mais próximos, eles caem neste modo. Uma vez na frente dos materiais de aprendizagem, eles ficam em suas carteiras por horas e trabalham até que seus olhos fechem. Estudar está na ordem do dia, caso contrário você não conseguirá completar o material do exame.

Infelizmente, essa estratégia é tudo – não é eficiente.

Embora esses alunos estejam muito ocupados, eles se lembram de apenas uma fração das informações que reuniram. Compreensão e percepções sustentáveis? Nada. Sem falar nos bons resultados dos exames.

Por que é que? Porque esses alunos não prestam atenção ao seu ritmo de trabalho . Neste artigo, vou mostrar do que se trata e como você pode encontrar seu ritmo de trabalho individual enquanto estuda.

O que é ritmo de trabalho?

O termo ritmo de trabalho significa a estrutura e a sequência cronológica das diferentes unidades nas quais o trabalho é executado. Os intervalos de trabalho individuais são separados uns dos outros por pequenos e grandes intervalos ou janelas de tempo com outras atividades. A combinação dessas unidades de desempenho e relaxamento forma o ritmo de trabalho.

Na verdade, é muito simples. A questão se torna ainda mais difícil pelo fato de que quase as pessoas agem de acordo com seu próprio ritmo de trabalho individual.

Uma definição exata em termos de número de unidades ou sua duração, portanto, geralmente não é possível. No entanto, existem alguns princípios com base nos quais cada pessoa pode abordar seu próprio ritmo de trabalho. A concentração e o desempenho pessoais desempenham um papel decisivo.

Vamos dar uma olhada nisso.

Desempenho e concentração ao longo do tempo

Ao trabalhar em uma tarefa específica por um longo período de tempo , você descobrirá que seu foco diminui continuamente. Com o tempo, seu desempenho diminui e seu trabalho se torna cada vez mais difícil. Este fenômeno foi examinado e repetidamente confirmado em numerosos estudos científicos sob várias condições estruturais. Um gráfico amplamente utilizado na literatura de gerenciamento de tempo se parece com isto:

Assim que você começa a trabalhar em uma tarefa, seu desempenho é de alto nível (pouco menos de 100 por cento). No entanto, esse nível só pode ser mantido por um curto período de tempo, porque depois de cerca de dez minutos seu desempenho diminuirá significativamente. Depois de mais dez minutos, seu nível de desempenho estabilizou em cerca de 70 por cento e, a partir deste ponto, não encontrará mais seu melhor desempenho.

Pior ainda: a partir de cerca de 40 minutos, sua curva de desempenho cai drasticamente e se aproxima do desempenho zero após uma hora. Cada minuto adicional que você investe em seu trabalho é uma perda de tempo e não o aproxima de seus objetivos.

Claro, este curso de tempo é uma distorção média e em parte idealista da realidade. No entanto, algumas tendências importantes podem ser derivadas dele e transferidas para seus próprios padrões de comportamento.

Como se manter focado e produtivo a longo prazo

A curva acima mostrou que seu desempenho diminui com o tempo. A princípio moderadamente, depois a partir de certo ponto no tempo de maneira particularmente drástica. Isso levanta duas questões sobre o seu ritmo pessoal de trabalho. Primeiro: por quanto tempo você consegue manter um alto nível de desempenho (quando o desempenho cai)? E a segunda: o que você pode fazer sobre o achatamento da curva para se manter focado e produtivo no longo prazo ?

Nós lidaremos com a primeira pergunta em um momento. Em primeiro lugar, atendemos à questão 2: como você se mantém eficiente a longo prazo. Bem, se sua curva de desempenho diminui em um intervalo de trabalho e a partir de um certo ponto no tempo não promete mais resultados eficientes, você tem exatamente duas opções: Continuar (com um baixo nível de eficiência) ou fazer uma pausa e depois em um nível aumentado de desempenho (com um alto nível de eficiência) começar novamente.

Eu seria para a opção 2.

Se você misturar seu ritmo de trabalho alternadamente com unidades produtivas e tranquilas , poderá manter seu desempenho médio por um longo período de tempo. Graficamente, você pode imaginar essa divisão da seguinte maneira:

No início de uma tarefa, sua curva de desempenho aumenta drasticamente e – conforme descrito acima – atinge um nível elevado. Assim que seu desempenho cair e sua forma de trabalhar se tornar improdutiva, você faz uma pequena pausa e inicia diretamente com um novo intervalo de trabalho. Dessa forma, você pode encadear muitas unidades pequenas e eficientes e, assim, produzir resultados significativamente melhores do que com uma sessão grande e ineficiente.

Você interrompe a curva de cima, por assim dizer, e a corta no ponto em que seu desempenho não é mais alto o suficiente. Então você regenera e inicia uma “nova curva” – mas novamente com um alto nível de desempenho. Essa estratégia parece simples demais para ser verdade, mas posso garantir que funciona.

Agora voltamos à questão 1 e procuramos o seu ritmo pessoal.

É assim que você encontra seu ritmo de trabalho individual

No que diz respeito ao seu ritmo de trabalho, uma questão é importante: por quanto tempo você consegue ser produtivo com uma tarefa ANTES de seu desempenho diminuir? Para descobrir quanto tempo dura esse período para você, siga estas cinco etapas:

Etapa 1: determine uma tarefa!

Escolha um problema no qual deseja se concentrar. Idealmente, você deve identificar um trabalho que você faz muito e deseja melhorar. Seu ritmo de trabalho pode ser muito diferente dependendo da tarefa. É por isso que é importante que você se comprometa conscientemente.

Etapa 2: defina uma meta por escrito!

Somente se você atribuir uma meta fixa ao seu intervalo de trabalho, poderá avaliar objetivamente seu desempenho. Sem um objetivo, você traz sua energia – mas isso não é implementado de forma produtiva e proposital. Isso enfraquece seu desempenho desde o primeiro segundo e retarda você.

Etapa 3: meça o tempo!

Pegue um relógio ou smartphone e pare o tempo em que você trabalha em sua tarefa. A melhor coisa a fazer é criar uma tabela ou grade como a do primeiro gráfico acima para que você possa registrar seu desempenho com precisão em termos de tempo.

Etapa 4: Trabalhe em sua tarefa por 60 minutos!

Agora é hora de iniciar um intervalo de trabalho e começar a trabalhar em sua tarefa. Trabalhe na tarefa por exatamente 60 minutos e pare após esse tempo. Mesmo se você notar que seu desempenho está diminuindo, você ainda deve esperar os 60 minutos para que possa documentar o processo completo. A propósito:

Etapa 5: aprecie e documente seu desempenho!

Use seu cronômetro ou relógio e faça uma estimativa de seu desempenho atual em intervalos regulares (por exemplo, a cada cinco minutos). Tente avaliar o quão longe você está de seu desempenho máximo e mínimo e declare seu desempenho como uma porcentagem. Seu objetivo deve ser criar uma curva de desempenho pessoal completa.

Faça a avaliação com calma e repita as cinco etapas, de preferência em intervalos de cinco a dez. Desta forma, você pode filtrar as flutuações naturais em seu desempenho e capacidade de concentração e obter uma imagem realista de seu ritmo de trabalho. Para orientação e inspiração, tenho mais três exemplos para você.

Exemplos de seu ritmo de trabalho

Regra 1. 52 + 17

Em um estudo, pesquisadores do Grupo Draugiem da Letônia procuraram o ritmo de trabalho ideal. Eles descobriram que os participantes trabalharam em um ritmo de 52 minutos e um intervalo de 17 minutos foi o mais produtivo. Porém, o principal motivo do bom desempenho não foi a duração das unidades, mas a qualidade do intervalo. Como os participantes do teste usaram seu tempo de intervalo exclusivamente para recreação, esporte e entretenimento, eles puderam continuar seu trabalho da melhor forma depois.

2. Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é um dos métodos de gerenciamento de tempo mais famosos e foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo na década de 1980. Com essa técnica, você divide sua tarefa em estágios e trabalha neles em intervalos de tempo pequenos e eficientes. Após um intervalo que normalmente dura 25 minutos, faça uma pausa de cinco minutos e recomece. Após quatro intervalos de trabalho, há um intervalo de recuperação mais longo de 25 minutos.

3. Biorritmo

Seu desempenho não está em um nível constante ao longo do dia; ele flutua e é baseado no seu biorritmo. Junto com seu ritmo de trabalho, isso tem uma grande influência em quão bem você pode manter sua concentração e concluir suas tarefas. Assim que você conhecer seu biorritmo e organizar seu trabalho de acordo, você atuará com muito mais eficiência e produzirá melhores resultados. Ele também economiza tempo e energia.

Conclusão

Seu ritmo de trabalho tem um grande impacto sobre a rapidez e sucesso com que você pode concluir as principais tarefas em seus estudos. Muitos alunos não conhecem seu ritmo de trabalho e, portanto, perdem uma quantidade incrível de tempo e energia em trabalhos improdutivos. Eu também pertencia a esta variedade – mas agora conheço melhor.

Se você quiser usar suas habilidades com mais habilidade e tirar o máximo proveito de suas unidades de estudo , você precisa conhecer sua curva de desempenho pessoal e ajustar seu ritmo de acordo. Eu mostrei como fazer isso neste artigo.

Mais uma coisa: seu ritmo de trabalho é dinâmico. Pode oscilar de tempos a tempos, variar ligeiramente todos os dias e depende das suas circunstâncias pessoais (biorritmo, ver acima). Portanto, é completamente normal se você tiver que pesquisar e tentar algo no início para encontrar sua própria estrutura.

Não deixe que isso o impeça. Vale a pena ..

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