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O que pode te atrapalhar nos estudos


Ela desceu correndo a rua estreita a 180 km / h. O primeiro tiro errou por pouco; a segunda atingiu a roda traseira esquerda. Milagrosamente, ela conseguiu manter o carro na estreita estrada da montanha. Quando ela finalmente parou, demorou um pouco para perceber o que acabara de acontecer. Ela freneticamente alcançou o disco rígido no porta-luvas e afrouxou o cinto de segurança. Os faróis no espelho retrovisor se aproximavam cada vez mais. Ela saltou do carro com a arma carregada.

A sequência segue.

Um momento clássico de suspense. As séries de TV, em particular, usam o efeito de suspense ao encerrar um episódio com uma situação não resolvida. Exatamente quando as coisas ficam realmente emocionantes, ocorre uma interrupção. A razão para isso é simples: nossos cérebros reagem mais a coisas incompletas do que a coisas acabadas. Nossos pensamentos tornam-se emocionalmente limitados e é mais provável que voltemos para ver a solução do problema.

Mas esse mecanismo não é exclusivo da indústria do entretenimento. O efeito de suspense também pode lançar um feitiço em você durante seus estudos e durante seu trabalho diário. No entanto, com consequências de longo alcance – e estas são principalmente negativas. Após um breve intervalo comercial, explicarei quando você está particularmente em risco e o que você pode fazer a respeito.

De onde vem o efeito de suspense?

O efeito cliffhanger remonta ao cientista Bluma Zeigarnik. Quando Zeigarnik ainda estava estudando psicologia, ela fez uma observação interessante durante uma visita a um restaurante: um dos garçons conseguia memorizar os pedidos maiores e mais complicados – sem tomar notas. Cada convidado recebeu a comida e a bebida certas. No entanto, uma vez que o trabalho foi feito, o garçom apagou completamente a informação de sua mente. Depois, ele nem sabia se havia servido café ou pizza para alguém.

Impressionado com esse fato, Zeigarnik e Kurt Lewin desenvolveram um estudo experimental no qual os sujeitos de teste foram solicitados a resolver várias tarefas cotidianas. Os participantes foram autorizados a completar algumas dessas tarefas, enquanto outras foram interrompidas no meio. Zeigarnik então verificou quantas tarefas as cobaias ainda se lembravam.

Aqui, também, os participantes puderam se lembrar melhor das tarefas que não haviam concluído. A diferença para as tarefas concluídas foi considerável: os negócios inacabados permaneceram quase duas vezes melhores na memória – independentemente da idade, nível de educação e status social dos sujeitos do teste.

Desde então, essa conexão tem sido chamada de efeito Zeigarnik – ou, mais figurativamente: o efeito cliffhanger.

É assim que funciona o efeito de angústia

O efeito cliffhanger descreve que tarefas não concluídas são mais bem lembradas do que atividades concluídas. A razão para isso está na tensão mental e emocional com que nos dedicamos às nossas tarefas.

Quando enfrentamos um problema, aumentamos a pressão mental. Estabelecemos uma meta, consideramos as soluções possíveis e avaliamos vários cursos de ação alternativos uns contra os outros. Essa tensão interna nos acompanha durante todo o tempo de processamento de uma tarefa – e só se dissolve quando a concluímos.

Até então, essa pressão permanece e garante que as tarefas em aberto continuem a nos assombrar. Basicamente, isso é bom porque essa função de lembrete natural nos ajuda a completar desafios importantes. No entanto, o lado negativo do efeito Zeigarnik pode sair do controle e destruir sua concentração.

Desvantagens do efeito cliffhanger

O efeito Zeigarnik pode ter consequências devastadoras, especialmente para profissionais do cérebro – e isso inclui alunos em particular. Estas são as cinco principais desvantagens:

  • Negócios inacabados bloqueiam seus recursos mentais.
  • Tarefas concluídas e conhecimento aprendido são parcialmente eliminados de sua memória.
  • Sua concentração enquanto aprende é perturbada pela memória de tarefas pendentes.
  • Seus pensamentos são controlados pela função de memória natural.
  • Você se sente constantemente sob muita pressão devido a negócios inacabados.

O efeito de suspense não leva em consideração suas prioridades. Um sabota sua concentração e continua chamando sua atenção para negócios inacabados que atualmente não são particularmente importantes. Isso não é apenas ruim para o gerenciamento do seu tempo e produtividade, mas especialmente para a sua felicidade.

Mas você pode fazer algo sobre isso.

Isso o manterá focado enquanto aprende

O efeito cliffhanger é um instinto natural e, portanto, difícil (ou nada) de desligar. Mas, com a estratégia certa, você pode enfraquecer esse padrão de comportamento e, por fim, usá-lo para você. Aqui estão cinco dicas úteis.

Dica nº 1: execute uma tarefa única!

O efeito Zeigarnik é particularmente forte quando trabalhamos em muitas tarefas diferentes em um curto espaço de tempo – mas não as concluímos. Portanto, evite multitarefa e cuide de uma tarefa de cada vez. Com esta tarefa única, você agrupa sua concentração e aprimora seu foco. Como resultado, você finaliza suas tarefas mais rapidamente e com melhor qualidade.

Dica # 2: reduza as distrações!

As interrupções de aprendizagem são tão ruins quanto a multitarefa . Qualquer interrupção rouba sua atenção e consome recursos valiosos em um cérebro. Portanto, evite qualquer forma de distração e influências externas que nada tenham a ver com sua tarefa atual. Cada impulso externo (não importa o quão pequeno seja) enfraquece sua produtividade.

Dica # 3: mantenha uma lista lateral!

Normalmente, é apenas uma questão de tempo antes que pensamentos perturbadores cruzem sua mente enquanto você estuda. Freqüentemente, apenas uma determinada palavra-chave ou uma conexão significativa é necessária para trazer à tona a lembrança de negócios inacabados ou tarefas esquecidas. Nesse caso, é aconselhável anotar as ideias espontâneas imediatamente e reuni-las em uma chamada lista lateral. O truque é que o negócio inacabado está temporariamente fechado para o cérebro. As tarefas estão com reenvio pendente e você pode retornar à tarefa atual.

Dica # 4: estude em intervalos!

Quanto mais tempo lidamos com uma tarefa, mais suscetíveis nos tornamos a pensamentos perturbadores. A razão para isso está em nosso biorritmo: o homem não consegue ficar focado o tempo todo ; nosso foco diminui automaticamente com o tempo. A solução: faça uma pausa e trabalhe por etapas. 

Dica # 5: não lute contra o efeito Zeigarnik!

Como já mencionado: O efeito cliffhanger é um mecanismo natural de memória. Se você tentar combater patologicamente esse padrão de comportamento, falhará – e sentirá muita frustração no processo. Em vez disso, aceite o efeito e tente aproveitar ao máximo seus pensamentos recorrentes. Somente se você permitir, terá a chance de trabalhar com eles e empurrá-los (muito lentamente) na direção desejada.

Conclusão

O efeito cliffhanger pode impedi-lo de aprender e, assim, impedir o seu sucesso nos estudos. Mas só se você permitir. Existem estratégias simples que você pode usar contra esse mecanismo. Dessa forma, você recupera o controle de seus pensamentos e pode usar a função de lembrete natural de tarefas não concluídas para você mesmo.

Finalmente, uma pequena experiência: tente estudar intensamente por 30 minutos à noite / antes de ir para a cama. Mas não feche o capítulo, tópico ou exercício – deixe uma pequena parte em aberto. Depois disso, não faça mais nada, mas vá direto para a cama. Não vá pelo Netflix, vá direto para lá.

Com um pouco de prática e repetição, o efeito de suspense irá garantir que o conteúdo de aprendizagem seja gravado em sua memória durante a noite. Esse efeito é reforçado pelo fato de que seu subconsciente continua a trabalhar à noite e processa as últimas informações registradas de forma particularmente cuidadosa.

Isso vai virar o jogo – o efeito de suspense agora está funcionando para você. E não contra você.

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