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Por que você não deve se comparar com outros concurseiros


O que o torna mais infeliz do que uma nota ruim?

Quando seus colegas alunos obtiveram uma boa nota ao mesmo tempo.

Não a classificação em si, mas apenas a comparação com outros examinandos garante que você está triste e desapontado. Esse comportamento é inato e parte de nossa natureza humana. Ao comparar uma ou mais características das pessoas de um grupo, determinamos nosso status. Nós nos orientamos.

No passado (e com isso quero dizer 6.000 anos atrás), esse procedimento era vital. Ainda é relevante hoje, mas estamos exagerando. As pessoas modernas do século 21 se comparam a outros co-específicos a cada momento e tiram suas conclusões disso. A internet, as mídias sociais e as reivindicações absurdas de desempenho reforçam esse desenvolvimento.

O único problema é: comparando constantemente, perdemos o foco em nós mesmos.Nós apenas nos concentramos nos outros, criamos expectativas irrealistas, nos sentimos mal, despertamos inveja – e nos tornamos infelizes. Triste. Depressivo.

Se você costuma se comparar com seus colegas ou outras pessoas e se sentir mal, este artigo o ajudará.

Por que nos comparamos a outras pessoas?

Cada um de nós de vez em quando se compara aos outros. No entanto, é mais sobre nós mesmos do que o assunto de comparação. Esse achado vem da teoria da comparação social do psicólogo Leon Festinger. Assim, a comparação entre as pessoas ocorre em três direções:

  • Comparação horizontal
  • Comparação ascendente
  • Comparação descendente

Basicamente, nos comparamos porque precisamos de informações sobre nós mesmos e nossa situação atual – ou sentimos que precisamos delas. As chamadas comparações horizontais são usadas para uma autoavaliação objetiva no momento atual . Ao fazer isso, nos comparamos com pessoas semelhantes que têm condições estruturais quase idênticas.

No contexto de comparações ascendentes, nos comparamos com pessoas que são superiores a nós em uma ou mais características interessantes. Nós “olhamos para cima” para essas pessoas e procuramos maneiras de melhorar para estar em pé de igualdade. Pelo menos em teoria.

Ao comparar para baixo, o foco está em fortalecer sua própria auto-estima. Nós nos comparamos a pessoas que são inferiores a nós em uma ou mais características. Isso nos faz sentir bem. Estamos “acima” deles e, portanto, alcançamos um status (supostamente) mais elevado.

Tanto para a teoria.

É por isso que você não deve se comparar com seus colegas estudantes

Em certas circunstâncias, as comparações são úteis e podem ajudá-lo a viver uma vida bela e contente. No entanto, essas circunstâncias geralmente não são fornecidas durante os estudos. Isso torna as comparações com outros alunos ou outros influenciadores um obstáculo. Eles causam uma autoavaliação errada, criam expectativas irrealistas e destroem sua motivação .

Estes são os cinco principais motivos pelos quais você não deve se comparar com seus colegas:

  • Você não pode se comparar objetivamente com os outros
  • Você está perdendo tempo e energia
  • Você se sente inferior (comparação para cima)
  • Você decola (comparação para baixo)
  • As comparações não mudam nada

Vamos examinar mais de perto esses pontos.

Você não pode se comparar objetivamente com os outros

Comparações completas só são possíveis em teoria. A rigor, você não pode se comparar a seus colegas porque é muito diferente deles. Você cresceu de maneira diferente, você tem um caminho diferente na vida atrás de você, você veio a este mundo com seus próprios talentos únicos e você tem um ambiente único. Suas possibilidades e recursos diferem significativamente das condições gerais de outras pessoas. Quando você se compara a eles, é como comparar maçãs e peras. Simplesmente não funciona.

Você está perdendo tempo e energia

As comparações são demoradas. Cada vez que você se compara a outra pessoa, você tem que usar força mental e praticar linhas de pensamento complexas. Você tem que fazer observações extensas, analisar e avaliar. E isso custa tempo e energia. Ambos estão disponíveis apenas até certo ponto e geralmente são escassos. Portanto, você deve usar seus recursos com sabedoria e não usá-los para atividades supérfluas que, em última análise, não o levarão adiante. As comparações são ladrões de energia e desperdiçadores de tempo. Você pode e quer pagar?

Você se sente inferior (comparação para cima)

Se você sem pensar se comparar a pessoas que são melhores ou mais bem-sucedidas do que você em algum ponto, isso o leva a um sentimento de fraqueza e inferioridade . Em geral, as comparações devem nos mostrar o potencial de otimização – mas muitas vezes não pensamos tão longe. Nós nos comparamos com os outros, apenas reconhecemos que somos “piores” e então permanecemos nesta situação. Nem mesmo tentamos nos desenvolver mais porque a comparação nos paralisa. A sensação de ter falhado se espalha e faz com que nos concentremos apenas nas áreas em que somos inferiores.

Você decola (sem motivo) (comparação para baixo)

O outro extremo é igualmente comum: buscamos confirmação comparando-nos para baixo com pessoas às quais somos superiores em certos pontos. Queremos nos sentir superiores e podemos – dependendo de nossas características pessoais – cair em um verdadeiro frenesi de comparação. Uma autoimagem distorcida, arrogância e o desejo de desvalorizar os outros podem ser o resultado desse comportamento. Além disso, destruímos nosso potencial de desenvolvimento individual por meio de comparações descendente unilaterais , porque estabelecemos a impressão de que já somos “melhores” do que as outras pessoas.

As comparações não mudam nada

As comparações são feitas apenas em sua mente. Eles são um produto de sua imaginação e amplamente moldados por sua percepção atual (limitada) . Eles têm pouco a ver com a realidade e, portanto, não ajudam você a mudá-la. Comparar-se com os outros não mudará nada em sua situação em um piscar de olhos. Você não fica mais inteligente, mais bonito ou mais rico fazendo comparações. Se você quer mudar algo, você tem que agir. Não em sua mente , mas na vida real.

E agora vou mostrar o que você pode fazer a respeito de suas comparações constantes.

É assim que você pode parar de se comparar com os outros

As comparações são hábitos e seguem um padrão fixo. Se quiser mudar essa rotina, você deve proceder estrategicamente e quebrar gradualmente seus hábitos de comparação – caso contrário, você não obterá nenhum efeito de longo prazo.

Estas quatro etapas podem ajudá-lo:

  • Etapa 1: observe as comparações
  • Etapa 2: interromper pensamentos comparativos
  • Etapa 3: identificar as causas
  • Etapa 4: mude seus padrões de pensamento

O que exatamente está por trás disso e como você pode usar as etapas em sua vida cotidiana, vamos ver agora

Etapa 1: observe as comparações

O primeiro e mais importante passo é reconhecer pensamentos comparativos. Parece fácil – mas não é, porque as comparações costumam ser feitas inconscientemente. Ou seja, eles acontecem casualmente, quase automaticamente, sem que você precise realizar nenhuma ação. Se você se comparou a outras pessoas regularmente ao longo dos anos, esse comportamento será uma segunda natureza para você. Portanto, sua primeira tarefa é desenvolver uma consciência de comparação. Você tem que ter cuidado com seus pensamentos lidar e aprender a estar ciente das comparações. Portanto, pergunte-se algumas vezes por dia: “Estou me comparando com os outros?” Ou “Quando eu me comparei com os outros na última lição?” Este método estático é muito útil no início e pode mostrar a você muitas comparações anteriormente desconhecidas situações.

Etapa 2: interromper pensamentos comparativos

Assim que perceber que está se comparando (ou se comparando) com seus colegas ou outras pessoas, você deve intervir cuidadosamente em seus pensamentos e interromper as comparações. Diga um “Pare!” Mental e interrompa a comparação. Não se zangue com a comparação, apenas fique feliz por tê-la reconhecido. Esta etapa trata de identificar comparações e interrompê-las. Isso vai melhorar seu foco e força de vontade. Depois de apenas alguns dias fazendo este exercício, você notará como é mais fácil localizar e interromper as comparações.

Etapa 3: identificar as causas

Na próxima etapa, você conduzirá uma pesquisa sobre a causa. Assim que rastrear uma comparação, você deve se perguntar: “Por que senti a necessidade de me comparar a essa pessoa?” Somente depois de descobrir o motivo de suas comparações, você poderá tomar contramedidas conscientemente e iniciar mudanças. Freqüentemente, inconscientemente buscamos confirmação e, portanto, iniciamos comparações descendentes. Por outro lado, fazemos comparações ascendentes quando outras pessoas têm características interessantes que gostaríamos que tivéssemos. É importante que você se dê conta de seus desejos internos e os declare claramente. Só então você pode usar a comparação de forma significativa e agir com propósito.

Etapa 4: mude seus padrões de pensamento

Assim que as causas do seu raciocínio comparativo forem claras, você pode limpar seus padrões de pensamento destrutivos romper e substituí-lo por uma nova mentalidade proativa, por exemplo. Em vez de pensar: “Sarah tem notas melhores do que eu. Obviamente sou um estúpido. “, Você direciona seus pensamentos para uma possível solução:” Sarah tem notas melhores do que eu. Eu também gostaria de ter notas melhores. Como ela fez isso? Ela aprendeu de forma diferente? O que eu poderia fazer para melhorar? ”. Com essa abordagem de questionamento, ao comparar para cima, você pode explorar melhor seu potencial de desenvolvimento sem se sentir inferior. Em geral, nesta etapa, você deve questionar a situação geral da comparação e classificar as comparações holisticamente. Só então você pode estabelecer novos padrões de pensamento a longo prazo.

Mais algumas ideias:

Esses pensamentos podem te ajudar

Com a ajuda dos seguintes pensamentos, você pode classificar e questionar melhor as comparações que foram descobertas. Tente obter o máximo de informações de cada situação de comparação. É tedioso, mas infinitamente útil para o seu desenvolvimento pessoal. Aqui estão alguns exemplos.

“A comparação vai me ajudar?”

Sempre que você fizer comparações, pergunte-se se esse pensamento o levará a algum lugar. Lembre-se de que comparar custará tempo e energia, e que você só poderá se beneficiar com isso se chegar a conclusões proativas. Você descobrirá que a grande maioria de suas comparações são indiretas e irrelevantes para você. Depois de entender isso, será muito mais fácil evitar fazer comparações.

“O que me torna diferente de meus colegas estudantes?”

Você se lembra das maçãs e peras do início do artigo? As comparações só fazem sentido se os assuntos a serem comparados forem muito semelhantes e tiverem condições estruturais quase idênticas. Se você se surpreender se comparando com seus colegas, pergunte-se: “O que nos torna diferentes?” E “A comparação é justificada?”. Muitas vezes não é e você compara duas pessoas completamente diferentes.

“Que parte da realidade eu vejo?”

Ao comparar, esteja sempre ciente de que você está olhando apenas para parte da realidade. Claro que você conhece sua própria situação e conhece os detalhes de sua história de vida – mas isso não se aplica ao outro lado. Se você se comparar com seus colegas estudantes, verá apenas parte de suas vidas. Você não conhece a história, não sabe para que lado eles foram ou que habilidades eles realmente possuem.

“O que estou perdendo?”

Esta questão está intimamente relacionada ao passo 3 acima: “Identifique as causas”. Use cada situação em que você se compara a outras pessoas para obter mais informações sobre você e seus desejos subconscientes. Encontre o motivo da comparação e tente identificar claramente uma possível deficiência. Você está faltando reconhecimento? Você secretamente seria mais popular? Ou você apenas quer um foco diferente em sua vida? Quanto melhor você se conhece, mais fácil e rápido pode influenciar positivamente sua vida.

“Eu estaria pronto para pagar o preço total?”

Freqüentemente, nos comparamos a pessoas que alcançaram um desempenho excepcional em uma área da vida. Você gostaria de ser tão atlético quanto o Christiano Ronaldo? Ou tão linda uma modelo da Victoria Secrets? Você gostaria de ser tão inteligente quanto Stephen Hawking ou tão rico quanto Elon Musk? Quaisquer que sejam suas comparações, saiba que essas pessoas pagaram um preço por isso. Christiano Ronaldo treina 10 horas por dia e concentra sua vida 100% no futebol. A vida cotidiana de um modelo é caracterizada pela renúncia e por ideais doentios de beleza. Elon Musk pode ser rico, mas não tem um relacionamento feliz ou uma vida familiar. Valeria a pena para você Você estaria disposto a pagar esse preço?

“O que posso fazer para me sentir melhor?”

Esse pensamento é talvez o mais importante de todos, porque abrange uma mera consideração a uma ação concreta. Mais uma vez, neste ponto, porque é muito importante: as comparações só o ajudarão se levarem a uma ação. Enquanto eles ficarem na sua cabeça, eles não valem nada e simplesmente roubam seus recursos. Portanto, após cada comparação, pergunte-se o que você pode fazer para melhorar sua situação. Você costuma se comparar para baixo porque quer estabilizar sua auto-estima? Comece hoje com uma atividade que, de outra forma, aumente sua autoconfiança lendo, estudando ou praticando esportes. Se você se comparar regularmente, descubra qual recurso deseja melhorar e como pode fazer isso. Concentre-se na sua vida e no seu desempenho – é a única coisa

Conclusão

As comparações podem ajudá-lo a avaliar sua situação corretamente e mostrar oportunidades não descobertas de melhoria. No entanto, somente se você fizer isso corretamente, proceda analiticamente e concentre-se na ação subsequente. No entanto, isso se aplica apenas a uma fração das comparações que você está fazendo atualmente.

Cerca de 99 por cento de sua situação de comparação atual não o levará mais longe. Pelo contrário: eles te atrasam e te deixam triste.

Por quê? Porque você está comparando pessoas diferentes que têm pouco em comum. Você faz exigências injustas a si mesmo e, assim, cultiva expectativas irrealistas que o desgastam a longo prazo. A maioria das comparações entre você e seus colegas é desnecessária e distorce sua visão da realidade. Seus estudos não são uma competição com seus colegas.

Você não luta contra os outros – você luta contra si mesmo.

É tudo uma questão de desenvolvimento pessoal. É dar o próximo passo. Para crescer além de você. E não há nada neste mundo que poderia ser mais individual. Portanto, compare-se menos a outras pessoas. Em vez disso, concentre-se intensamente no momento presente, torne-se consciente do que você realmente quer e faça todo o possível para alcançar esse estado.

Boa sorte com isso!

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